Wednesday, March 21, 2007

"Poder local"

"Poder local" é o título de uma reportagem, na sequência do Locals Only, da revista Notícias Sábado, integrante do Diário de Notícias. Após a leitura da mesma resolvi opinar!

Tema: Localismo

Ora aí está um assunto pelo qual me interesso (e muito!) sobretudo pelo facto de surfar habitualmente numa praia urbana. E a pergunta impõe-se: "Será que o localismo faz sentido?" Adorava não ter que responder a esta pergunta, mas, e ainda por cima nesta altura do ano (sol e ondas -» crowd), é inevitável a resposta: Faz!
Não me gosto de considerar local de lugar algum, mas é óbvio que Carcavelos é o meu spot, foi lá que tudo começou e tem sido lá que tenho aprendido a 'surfar', quer em termos técnicos quer na questão do respeito. Nos últimos tempos tenho-me deparado com o pico onde surfo cheio de crowd ao FDS, e mesmo durante a semana (não sei o que se passa... :P), facto este que me desola de certa forma...Para tal tenho tido necessidade de mudar o meu horário de surf para uma determinada hora em que na maior parte das vezes eu e o pessoal, que me acompanha na doidice, somos os primeiros a entrar e a curtir altas durante momentos, sem confusões; é a melhor opção! Isto quando não resolvo ir surfar noutros spots, a quilómetros de distância, e que na verdade são das melhores surfadas que posso ter, pelo feeling, por tudo (estamos muito lá! eheh)!
Segundo Marcos Anastácio, "Localismo é sobretudo uma questão de respeito pelos atletas locais". Sem dúvida! Mas acrescentaria ou melhor diria que é o respeito mútuo; tanto os locais devem ser respeitados como os 'visitantes' o devem ser. Recentemente quando fui a Peniche surfar no Lagido, e como o faço sempre, entrei de forma descontraída e sem qualquer intenção de desrespeitar ninguém (até porque o localismo por aquelas bandas é acentuado), fiquei espantada (ou não!) da forma/facilidade do dropinanço; passo a explicar: dropei a onda e quando olhei em frente tinha um longboarder a dropinar-me; depois de muitos 'ois' resolvi sair da onda antes que levasse uma quilhada...Espanto meu quando chego lá fora e me dizem que era não sei quem campeão de não sei o quê; vamos ser racionais, o respeito não teria de ser mútuo?! Não sei quem e ainda por cima campeão de não sei o quê não teria que passar melhor imagem?! De facto, concordando com uma ideia expressa na revista, é a atitude de quem chega a um spot 'estranho' que determina a postura do 'local', é a lei da batata! (no exemplo anterior, qualquer coisa falhou então!) Porém não sei se concordo quando dizem que por uma questão de educação, deve-se dar prioridade ao mais velho... ?! Será? Uma coisa é certa, quando surfo lá no pico e lá estão também os da 'velha guarda', tenho sem dúvida muito respeito por eles e nem se levantam essas questões, até porque são com esses que aprendemos e, na maior parte das vezes, são eles que nos incentivam lá dentro!
Trata-se de um assunto deveras interessante e bastante extenso...Opinem!

Boas Ondas e pouco localismo!

16 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá

De cada vez que aparecem fotos de Carcavelos no teu blog estás a contribuir para o aumento do crowd nesta praia pois estás a despertar o interesse a outras pessoas para lá irem apanhar ondas supostamente iguais às que tua apanhas. Quem não quer crowd (sendo local ou não), não divulga ondas, não promove campeonatos e não compra revistas. Quem não quer crowd surfa e guarda para si aquilo que sabe, resistindo á tentação de mostrar ao mundo as suas descobertas.

É a minha opinião...

http://altarmar.blogspot.com

1:56 PM

 
Blogger Nico said...

A tua questão é o localismo certo ?
Respeito é a chave, tiveste essa ma experiência no Lagide, mas no mar tal como em terra o que não falta são mentes pequenas e as suas consequentes acções.
(como se pode ler bem no post acima do meu por exemplo)
Cabe a cada um de nós ser responsável pelos nossos actos, mais respeito e humanismo e menos apontar o dedo aos alvos faceis do crowd, dos campeonatos, das revistas, que nada tem a ver com as atitudes que tu tens dentro de agua e fora dela na tua vida.
Boas ondas e boas fotos, fica bem.

1:56 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Nico,

Uma das caracteristicas das mentes pequenas é a total incapacidade (que tu demonstras ter) em medir as reais consequências dos nossos actos e acções. Se não consegues entender que a "simples" acção de se divulgar uma onda ou mediatizar demasiado uma praia contribui para o aumento do crowd e de conflitos dai resultantes, então ou não surfas ou entendes muito pouco do que é realmente surfar.

O Autor do post anterior.

6:38 PM

 
Blogger Nico said...

Quando me referi ao teu post a titulo de exemplo era no sentido do respeito ser a chave, estava a concordar contigo.
As minhas desculpas á autora deste blog, como ja deves ter reparado, tenho por habito não responder aos posts no meu blog, mas neste caso pareceme que fui mal interpretado e... boas ondas aos dois, fiquem bem.

3:01 AM

 
Blogger Cuze said...

Eu surfo e sou local de... Évora!
Eu explico... sou Eborense, nascido e criado, e por enquanto ainda aqui vivo, pelo menos enquanto não acabo o curso. Surfo quando posso... longe da minha terra, das minhas raízes!
Sou local de onde?!

Acima de tudo, acho que como disse o nico tudo se resume ao respeito. Respeito daqueles que entram num local que não costuma frequentar, por aqueles que ali surfam todos os dias. Respeito daqueles que ali surfam todos os dias por aqueles que não o fazendo tão regularmente, têm o mesmo direito de acesso às mesmas ondas e espaço público que estes. E no fundo, o respeito de ambos pelo património natural e social que é a praia.

Isto porque anda por aí muito menino que se auto-intitula local daqui e dali, que faz e acontece, e é provavelmente o primeiro a meter a beato do cigarro na areia. É aquele que nada faz em prol da sua praia. É provavelmente aquele que com a sua má postura dentro de água, dá má fama à sua praia e aos locais da sua praia, etc!!!!

É nesse contexto que eu não admito, nem nunca admitirei que eu... sendo de Évora, e a titulo de exemplo, frequento normalmente S. Torpes e o s spots adjacentes dos quais ja aqui mostraste imagens mas não nomeaste, seja interpelado e incomodado por meia duzia de marmanjos que se achem no direito de "auto-concessionar" os referidos sitios. Locais esses que eventualmente nunca fizeram por essas praias, aquilo que eu tenho tentado fazer, com as limitações que tenho. E isto é apenas um exemplo hipotético, pois não tenho nada a apontar a quem frequenta o litoral alentejano, pois nunca tive um único stress dentro de água nestes locais. Mas que existem "localistas" destes, ai isso existem, e não são poucos.

O surf, como já escrevi em tempos, é partilha e comunhão com a natureza. Os sentimentos são tão grandes e intensos que necessitam de ser estravasados e partilhados com outros, sejam eles estranhos ou amigos. É engraçado perceber que os fenómenos de localismo so aparecem na forma de "alcateia"!!!

hasta
fica bem

9:19 AM

 
Anonymous Anonymous said...

bem, após leitura do referido post, e respectivos comentários, decidi opinar sobre este assunto..
axo que tem a sua piada, "LOCALS" yeah..ppl que se rege pla violencia e sentimento de Posse em relação a uma onda..
pois eu digo com muita convicção..que todos esses "LOCALS" quando n ha ondas na praia deles, vão surfar algures, e concerteza n gostam de ser mal recebidos, como tal..tudo isso a mim, parece-me uma estupidez absoluta :) surfo ha 18 aninhos, e nunca tive problemas, visitei desde México a Indonésia, passando por Africa, e... "LOCALS" eram aqueles que nos recebiam com mais calor e amizade, por isso não me venham com merdas de assuntos de localismo..que o verdadeiro desafio está em entender a Onda como um momento de Libertação..nao como um momento de POSSE..façam assim:
quando ha os intitulados "LOCALS" na praia..façam como eu, em prol do bom entendimento..nao lhes façam frente..simplesmente rebentem na onda que apanham..mostrem o que valem ali..
sem violencia..pk isso nao faz sentido!
relativamente ali ao nosso amigo do " altamar.blogspot" tvz fosse bom consciencializares-te que o facto de divulgar um determinado local..está longe de ser mau para o mesmo..CROWD??
entao na tua opinião..la pk gostas por ex de SHAKIRA lol ng ia ao concerto pk iriam gritar e nao ouvias as musicas nao??
bahh moss mentalidades de ervilha man..
bem..e ta dito, vou dar de fuga :D
muito axe pa malta toda ;)

2:16 PM

 
Blogger Altar Mar said...

Anónimo.

Este blog não é meu e não me fica bem discutir estes assuntos no blog dos outros, mas seja como for vou abrir esta exepção apenas para te dizer que os teus argumentos são demasiado básicos para quem surfa a 18 anos...talvez tenha sido demasiado tempo a consumires "surf/bb mags" e outros lixos parecidos, tipo "movies" repletos de punkalhada como banda sonora.

Vejo que não entendes mesmo nada do que quis dizer.

2:46 PM

 
Anonymous Anonymous said...

entendo perfeitamente o que queres dizer meu caro, e entendo tb que aquele que causa polemica num blog, com atritos e idealismos sem sentido, e aquele que dentro de agua (se e que vais pa agua) se revela um autentico santinho..
e passo a exlicar-te de forma simples, para não causar disturbios entre os dois neurónios que tens!
entao é assim, um homem que se intitula "homem do mar" isso para mim, acima de tudo é show off..dizes que não tenho conhecimentos, e os que possa eventualmente ter, os aprendi em lixo tal como mags movies etc etc, ficamos por aqui, porque nem sequer vou perder tempo com tamanha estupidez lol ahh e antes de me ir embora, devo dizer-te que visitei o teu blog, e epah..desculpa man, mas tu vai ao médico moço...pk muito sinceramente ha ali partes que ao ler..até doi o coração, es dos tais que ainda acredita no super homem..
cresce la um bocadinho..ahh e já agora faço-te uma pergunta, tu que es tão contra o mediatismo em torno do Surf etc etc..
escuta la, como saberias tu que existia tal desporto se esse nunca tivesse sido divulgado..
ahh espera..
vais-me dizer que DEUS desceu á terra e te iluminou, dando-te a dica que serias o IDEALISTA do surf e sagrado protector dos Secret spots em Portugal..e mais alemmmmmm...
lolol o verdadeiro desafio meu rapaz, está tal como disse, em entender o surf, e os locais de surf, como locais de paz..
o que vejo que fazes, é precisamente o oposto, instauras a agressividade com as tuas palavras ousadas, e escondes-te por detrás de um blog fantasma, cujas imagens sao somente um reflexo do que se passa na tua mente..
FICÇÃO..
acorda!!!

3:35 PM

 
Blogger Altar Mar said...

Vejo que és mais um de mentalidade condicionada pelo "magnífico surf business". Foi exactamente para pessoas como tu que criei o meu blog. Vai aparecendo e serás sempre bem-vindo.

5:22 PM

 
Anonymous Anonymous said...

ohh mê amigo..é assim, simples quanto isto, o Surf Bussiness não me seduz, não gosto de certas coisas que se passam nesse meio, mas tb não me afecta porque muito sinceramente ainda não percebi, que raio tens tu contra o negocio em torno do surf..EVOLUÇÃO!!
é um dos conceitos básicos da vida, e como tal..do surf tb, imagina la, se n houvesse o chamado "surf bussiness" em todas as suas vertentes, jamais haveria evolução no desporto,assim como ainda surfavas, numa board do sec passado, nesse caso aporto que te queixavas, pk não conseguias fazer rigorosamente nada!
o que eu acho, é que o teu idealismo é extremista demais, e aconselho a que mudes o teu pensamento em determinados assuntos, isso não é bom, nem para ti, nem para o desporto!

8:52 AM

 
Blogger Altar Mar said...

Reconheço-te o direito de discordares do meu blog e das minhas ideias, pelo que espero que reconheças o direito ao meu idealismo. A questão é mesmo essa o meu blog é um acto de idealismo em algo que acredito e que me sinto na obrigação de expressar.

Não vejo qualquer utilidade em manter viva esta discussão, nem na utilização de ataques pessoais.

Qualquer das perguntas que me pões pode ser esclarecida numa leitura atenta do meu blog.

Viva a liberdade de pensamento!

12:25 PM

 
Anonymous Anonymous said...

obviamente seria de estranhar se mantivesses viva esta discussão, até pk tal como disse anteriormente, o teu idealismo é extremista demais, mas isso não te leva a lado algum, é simples, basta pensares que se cortares as discussões a meio, nunca chegarás a lado algum, sem falar no facto de acabares sempre sozinho..tu..o teu idealismo..assim como as tuas ondas..sozinho!!
o idealismo só faz sentido se houver argumentos que o suportem..ng é idealista só porque quer ser, tem de haver algo de muito forte, o que vejo é que até tens ideais definidas, e expressas-te de forma coerente em certos assuntos, mas pecas pla tua incapacidade de discutir..pk consideras que a tua razão é suprema..esta mal!
e digo-te mais, visitei o teu blog, e se queres saber, recuso-me a la voltar, até pk o que vejo lá, sao um monte de ideias mas que não as podes de maneira alguma levar a cabo..pk tal como te digo..tas sozinho, deverias lutar plos teus ideais de uma forma diferente..estas a tentar impor a tua opiniao acerca de certos assuntos..á força..ao invés de diplomaticamente tentar impo-la não contrariando as ideias dos outros..mas sabendo molda-las em teu beneficio..
o que vejo na tua atitude é nada mais nada menos, que aquilo que tanto criticas, as surf shops e mags etc etc fazem um negocio com um fim unicamente monetário..e cativam milhoes, tu que de certa maneira ate lutas por uma causa justa n cativas ng..pk a Censura nunca foi..nem será Opio para o Povo..
entraria numa luta não ctg..mas a teu lado, se as armas que usasses fossem nobres como a causa que dizes defender..
não vejo isso, como tal..
Adeus meu caro..
tal como disse..Sozinho..é o reflexo de certas atitudes..
fika bem..boas ondas!

1:58 PM

 
Blogger Altar Mar said...

Tenho um tópico novo no Altar Mar...se quiseres continuamos a nossa conversa por lá. Aguardo o teu comentário, pois como te disse serás sempre bem-vindo.

Felizmente não estou sozinho nas minhas ideias. Se estivesse mantinha o mesmo idealismo e linha de pensamento.

4:22 PM

 
Blogger Tiago Grosso said...

Upa!!!

Tal como se vai a casa de uma pessoa e não queremos passar por intrusos, chegamos comprimentamos, usamos mas não abusamos. No fundo não devia haver localismo mas sim bom senso.

E acho que não é preciso dizer mais nada.

Os dropinos só são aceitaveis qd são feitos aos nossos amigos mais próximos quando depois de vermos o gajo a apanhar as melhores durante o dia todo chegamos ao fim do dia e o dropinamos com um sorriso na cara e dizemos toma lá meu grande cabrão! Esta é minha!!!! E gozamos com ele...Huhuhuuuu!!!

12:23 AM

 
Anonymous Anonymous said...

???

O home do altarmar precisa de ver o beachcam ou simplesmente surfar lá para perceber que carcavelos é infelizmente uma das, senao a mais crowdeada praia Portuguesa??? parece que sim.. pois em vez de se referir aos bons aspectos deste blog limita-se a criticar o autor por contribuir para o aumento do crowd.. ali?? ridiculo!! em carcavelos ha surf com pouco crowd quando esta p cima de metro e meio. com divulgaçao ou sem divulgaçao!! deve haver pouca gente que surfa, ondas boas que n conheça carcavelos..ali a relaçao crowd vs qualidade de ondas é inversamente proporcional! se queres descarregar as tuas frustraçoes por surfares sempre c crowd, utiliza outro meio.. surfa la quando o mar esta bom e consequentemente com pouco crowd! aproveita p dar valor a quem se lembra de materializar aqueles momentos! respeito a tua opiniao e aplica-se a muitas ondas em todo o mundo,mas em carcavelos...!!????

É a minha opiniao...

1:38 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Para os interessados no Poder Local, aconselho um endereço interessante: http://www.ciberjunta.com

1:01 PM

 

Post a Comment

<< Home